terça-feira, 15 de maio de 2012

Trilogia da Escuridão - Noturno, A Queda e Noite Eterna


DEL TORO, Guillermo & HOGAN, Chuck. Noturno. Rio de Janeiro, Rocco; 2009. 463 páginas.
_________________________________ . A Queda. Rio de Janeiro, Rocco; 2010. 349 páginas.
__________________________________. Noite Eterna. Rio de Janeiro, Rocco; 2012. 414 páginas.


Foram exatamente 484 dias, ou 1ano e 4 meses, de espera para ler o terceiro e último livro da Trilogia da Escuridão, de autoria de Guillermo Del Toro (sim, irmão do ator Benício Del Toro!) e de Chuck Hogan. E, valeu cada minuto de espera... o livro é de tirar o fôlego!!! 
Del Toro já é conhecido por ter dirigido filmes como Blade II e Hellboy I e II e, o melhor dele, O Labirinto de Fauno.. portanto, só com o seu curriculum, já pode-se ter uma ideia do que podemos esperar de seus livros!

A "Trilogia da Escuridão"  tem como Livro I -  Noturno (2009)... 

"Eles estiveram por aqui. Em silêncio e na escuridão. Esta noite a hora deles chegou. Vampiros... em uma semana, Manhattan será destruída. Em um mês, os Estados Unidos. Em dois meses - o mundo."

Os livros falam de vampiros. Mas, esqueça a imagem romantizada dos vampiros ( a la Crepúsculo) ou que são meros 'sugadores' de sangue ( a la Bran Stoker)! Aqui, eles são uma mistura de vampiros com zumbis e são apavorantes e muito nojentos! Seu esteriótipo é aterrorizante (imagino como seriam se, por acaso, o livro for filmado - que, ao que tudo indica, será!)... São seres considerados uma praga, analogia feita - no livro I - aos ratos! Isso, uma praga de ratos! 

Tudo começa no Aeroporto Internacional JK, em Nova Iorque, em um Boeing 777 da Regis Airline, vindo de Berlin... Até aí, nada de anormal, o problema é que, de repente, o avião apaga, as janelas se fecham e os canais de comunicação são silenciados! Nenhum sinal de vida... Nada! Os passageiros são dados como mortos e surge o pânico de um possível ataque biológico. Dessa forma, o Dr. Ephrain Goodweather - responsável pelo Projeto Canário, do Centro de Controle de Doenças, é acionado e é o primeiro a subir a bordo do avião... e é aí que o seu pior pesadelo inicia! 

O protagonista da história é o próprio Dr. Eph, uma pessoa normal, tranquilo, divorciado e que só quer passar o seu tempo ao lado de seu filho Zac.Tem uma relação um tanto quanto conturbada com sua ex-mulher, Kelly e tenta manter uma relação amorosa com Nora, colega de trabalho.

Além desses personagens, outros surgem ao decorrer dos livros... 

O foco passa, principalmente nos livros I e II, para Abraham Setrakian, um senhor dono de uma loja de penhores, sobrevivente do Holocausto, e grande especialista em Vampiros. Além dele, surge Vasily - que trabalha com controles de pragas, e, com o passar das linhas, percebemos que nenhum personagem surge por acaso e depois desaparece... está tudo interligado.

Uma "pandemia vampiresca" se espalha por todo a cidade de Nova Iorque... E o Livro I dá início à essa trilogia sensacional. O livro prende do início ao fim, e, na última página, já comecei a contar os dias para ler a sua continuação...

O Livro II - A Queda (2010), os autores conseguiram manter o mesmo nível de suspense e de criatividade. Normalmente, quando se fala em trilogia, o segundo livro é sempre mais fraco, coisa que não acontece aqui! É emoção do princípio ao fim... A tensão da história tem início com Noturno e se mantém em A Queda. 

Nesse livro,já ocorreu uma pandemia mundial. É descoberto pelo Dr. Eph, que é através de um vírus devastador que a humanidade está sendo condenada. Durante as 349 páginas, algumas questões são levantadas, tal com a origem dessa mal, quem é ou o que é o Mestre, e descobertas são reveladas, como a ideia do 'Ente Querido', que é quando uma pessoa ao ser transformada, volta para buscar seu ente! Ou seja, nesse caso, a ex-mulher de Eph - Kelly, é contaminada e volta para buscar seu Ente Querido - Zack , seu filho. Além do 'combate entre o bem e o mal', em A Queda o leitor começa a entender como tudo realmente começou e a guerra travada pelo Mestre para conquistar o mundo.

Surge também, nesse segundo livro, as crianças cegas, que como o nome diz, são crianças transformadas em seres controlados pelo Mestre, cegas e que nos remete á uma imagem assustadora...mesmo! 

No livro há, também, uma excelente (imagino em um filme!) combate entre Setrakian e o Mestre (Sem Spoiler - Ok!), que merce toda a atenção e nos leva ao êxtase! Sim, chegamos (eu cheguei!) a torcer e vivenciar cada movimento!

E, finalmente, depois de muitos dias, mais de um ano de espera e alguns emails enviados para a Editora Rocco (sim, eu fiz isso!) FINALMENTE, é lançado no Brasil o terceiro e último livro da séria A Trilogia da Escuridão...  Livro III - Noite Eterna.
(Aqui vale um comentário: Estava eu, mera mortal e leitora, em um Shopping em São Paulo e, como de costume, vou direto para a livraria... e, ao entrar, me deparo com um funcionário levando os livros para serem expostos... preciso dizer que olhei pra ele e disse, 'um é meu!'? Acho que não,né?rs)


"Saber era a pior parte. Ter consciência de insanidade não torna uma pessoa menos  insana. Ter consciência de estar se afogando não torna a pessoa menos propensa a se afogar, só acrescenta a isso o fardo do pânico. O medo do futuro e a lembrança de um passado melhor, mais alegre, contribuíam tanto para o sofrimento  de Eph quanto a própria praga vampiresca." (p.16/17)

Só com essa passagem já dá pra sentir o clima do Livro III... É muito tenso. Tudo bem que às vezes a sensação que se tem é que os autores se perderam um pouco na história, mas é só virar a página que tudo volta ao normal! E tem momentos de tirar o fôlego! 

Já se passaram 2 anos desde o início da contaminação. Agora, a raça humana está  á beira na aniquilação e os vampiros estão dominando o mundo.  Enquanto a noite domina o dia, o sol aparece  por apenas 2h a cada dia, e a noite eterna persiste, contribuindo para a propagação da peste. Houve extermínio em massa - onde os mais poderosos, os mais inteligentes, mais ricos e mais influentes Homens foram dominados pelo Mestre. Surgem, assim, novas castas, como humanos que não foram transformados, segregados por características como: os inúteis,  os reprodutores e a sangria (pessoas com sangue tipo B e que sustentam o vasto exército do Mestre.)

O futuro da humanidade (sim, é isso mesmo!) está nas mãos do D. Eph, de Nora, Vasily e o sr. Quilan, descendente do Mestre que busca por vingança. A história toda gira em torno desses personagens, além de Zack e do Mestre. O livro mistura ficção com história, principalmente bíblica, pois os arcanjos Miguel, Gabriel e Ozriel também surgem. O eterno conflito entre o bem e o mal, entre Deus e o 'Diabo', e a eterna vingança e traição.

O Livro III fecha com chave de ouro a Trilogia da Escuridão! O final chega a ser triste e ainda continuando pensando se poderia ter sido diferente... Talvez não!
Ao que tudo indica, mesmo, e informações que saíram aqui é que a trilogia será mesmo filmada e, tenho certeza, assim como o livro, valerá a pena! 

"Hoje a noite pertence a eles, e a escuridão pode ser eterna. Em poucos anos, a epidemia de vampiros dominou o planeta, escravizando a humanidade para a alimentação e deleite do Mestre. Aparentemente, eles ganharam. Aparentemente, pois, em algum lugar lá fora, uma rede de humanos livres mantém a resistência viva."

Um comentário: